2º Tabelião de Notas destaca importância da atividade notarial em Jornada Jurídica na FMU/SP

O 2º Tabelião de Notas de São Paulo, Anderson Nogueira palestrou nesta terça-feira (25.04) sobre a importância da atividade notarial na semana da Jornada Jurídica do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na Faculdade de Direito campus da Liberdade.
 
De acordo com a coordenadora adjunta do curso de Direito, Lidiane Silva, a Jornada Jurídica permite aos alunos, em sua maioria do 1º ao 3º semestre, tomarem conhecimento das diversas áreas do Direito em que poderão atuar. “Trazemos diversos profissionais, como promotores e tabeliães, para que eles transmitam um pouco da rotina de trabalho deles aos nossos alunos; permitindo que os discentes obtenham conhecimentos das possibilidades de atuação no mercado do Direito. Tendo em vista isso, o objetivo dessa palestra é demonstrar para os nossos alunos sobre a atividade notarial como uma das formas de atuação profissional, ampliando o conhecimento da área”.
 
Anderson Nogueira iniciou a palestra desmitificando as ideias de que os cartórios são heranças do passado, instituições burocráticas e caras. “Essas ideias não refletem a realidade dos cartórios, que hoje representam a segurança jurídica e a pacificação social por meio do exercício privado de uma função dotada de fé pública. O cartório no Brasil é uma instituição mais confiável do que bancos e correios e, segundo o relatório Doing Business, o custo dos serviços aqui é menor do que em outros países da América Latina e em países ricos, como a Alemanha”.
 
O tabelião destacou a verdadeira finalidade do cartório, abordando a origem, história da função e sua importância na atualidade. “O tabelião é profissional do Direito que recebe uma delegação do Estado por meio de concurso público, para exercer a fé pública, garantindo a veracidade e constitucionalidade. Há séculos existem cartórios e essa atividade existe desde os tempos dos escribas, no Egito Antigo, se perpetuando com futuro promissor principalmente devido à extrajudicialização”.
 
Anderson explicou aos alunos sobre a forma de ingresso na atividade notarial, a remuneração, a fiscalização, a finalidade e os tipos de cartório existentes, enfatizando o papel do tabelião de notas na sociedade atual. “O tabelião é um assessor jurídico que primordialmente escuta as partes e aconselha, promovendo a pacificação social e exercendo a justiça preventiva; uma vez que evita conflitos”.
 
Segundo Laís Casagrande, aluna do 1º semestre do curso de Direito, a palestra foi excelente. “A palestra foi extremamente clara e objetiva, além de muito útil para nós. O palestrante explicou os itens principais. Eu diria que falou o b-a-bá que não sabemos por sermos alunos do 1º ano”.
 
“Gosto da área de Direito Internacional, no entanto, a palestra de hoje foi muito produtiva por exemplificar os diversos tipos de cartório e nos apresentar diferentes vertentes de atuação”, opinou Matheus Matos, também do 1º semestre do curso de Direito.
 
 

Autor

O cartório

Categoria

Notícia

Data

26 • Abr • 2017

Compartilhe