Ata notarial pode servir com prova em processo judicial

O documento auxilia em casos de crimes cometidos na internet

A internet é, sem dúvida, uma das ferramentas mais imprescindíveis na vida das pessoas, mas seu uso nem sempre é benéfico. Infelizmente, muitos usuários se aproveitam da possibilidade do anonimato neste meio para cometer crimes.

Casos como violação de intimidade, calúnias e ameaças de morte surgem diariamente na vida de vários usuários da rede. Para reagir de forma efetiva a esse tipo de crime, é possível registrá-lo por meio de ata notarial, em Cartório de Notas.

Ata notarial é o documento pelo qual o tabelião, por solicitação da pessoa interessada, prova a existência de um determinado fato ou situação. O ato tem fé pública e pode ser utilizado perante qualquer juiz ou tribunal.

No caso dos crimes virtuais, a ata notarial, que deve ser registrada o quanto antes, impede que as provas se percam, já que o ambiente virtual permite que o conteúdo possa ser apagado a qualquer momento.

Para fazer ata notarial, é necessário que a pessoa compareça ao Cartório de Notas e apresente seus documentos pessoais, além do endereço da página virtual em que consta o ocorrido, possibilitando que o tabelião documente o fato, podendo ainda utilizar recursos como fotos e vídeos.

Para mais informações sobre esse serviço, consulte-nos!

Autor

O cartório

Categoria

Notícia

Data

28 • Nov • 2017

Compartilhe