Ata notarial: use para comprovar bullying ou ofensas virtuais

Recentemente a mídia divulgou o caso da modelo inglesa Jessica Hunt, que descobriu, sem querer, que haviam feito uma montagem com uma de suas fotos, colocando seu corpo no rosto de uma outra pessoa. Ela levou na brincadeira, mas casos assim costumam ocorrer com cada vez mais frequência no mundo virtual, sendo muitos deles prejudiciais ou ofensivos a quem é vítima das montagens.
 
Além disso, são muitas as histórias de bullying e ofensas que acontecem frequentemente e também podem causar uma série de consequências negativas na vida de quem é vítima desse tipo de constrangimento. Como comprovar que isso está ocorrendo e se defender de forma justa?
 
Uma excelente opção, que nem todos conhecem, é a Ata Notarial. Trata-se de um instrumento que documenta, com fé pública e segurança jurídica, algo presenciado ou constatado pelo Tabelião de Notas, evitando-se, assim, a perda, destruição ou ocultação de provas. A Ata Notarial faz prova da existência de um fato ou de um acontecimento, podendo ser incluída em um processo judicial.
 
Como fazer para documentar via Ata Notarial as ofensas no ambiente virtual:
 
- Procure um Tabelião de Notas de sua confiança. A seu pedido ele acessará a página de um site, rede social ou conversa no Whatsapp e verificar o seu conteúdo, declarando o que lá se encontra em um documento público, que poderá conter inclusive imagens e áudios de conversas copiadas em mídias próprias.
 
- Com esse documento, você poderá provar que a ofensa pela internet aconteceu, utilizando a ata notarial como prova em processo judicial. Muito mais seguro e prático para quem precisa provar uma injúria.
 
- Entre outros benefícios, a Ata Notarial fixa a data e existência do arquivo eletrônico, faz prova de fatos caluniosos contendo injurias e difamações, do uso indevido de imagens, textos e logotipos e de infração de direitos autorais.
 
 
* Tem dúvidas sobre o uso da Ata Notarial? Converse com nossa equipe.

Autor

O cartório

Categoria

Notícia

Data

17 • Fev • 2017

Compartilhe