Saiba como validar um documento para utilizá-lo no Brasil
Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Aqueles que conseguem realizá-lo, precisam passar por alguns processos para que esse diploma tenha validade no Brasil. Para isso, o apostilamento de documentos é indispensável.
Antes da adesão do Brasil à Convenção da Apostila da Haia, para que um diploma emitido no exterior fosse aceito no País, era necessário solicitar a validação na Secretaria da Educação e, depois, encaminhar os documentos para o Consulado, que era responsável pelo selo que validava o diploma.
Agora, esse processo ficou mais rápido e menos burocrático. O apostilamento de documentos em Cartório de Notas facilitou o trâmite para reconhecimento de diplomas emitidos em outros países.
Caso o diploma tenha sido emitido por um dos 112 países que fazem parte da Convenção, basta procurar o órgão do país responsável pelo apostilamento de documentos e solicitar o selo do tratado. Essa etapa deve ser feita no país que emitiu o documento.
Em território nacional, as autoridades aptas a receber tais documentos podem exigir procedimentos adicionais, como a tradução juramentada do documento, por exemplo. Por isso, antes de levar o diploma para validação, informe-se se há necessidade ou não de algum outro requisito.
O processo que poderia demorar até três anos, hoje pode ser resolvido em poucos meses.
Para mais informações, fale conosco.
Autor
O cartório
Categoria
Notícia
Data
27 • Mar • 2018