Diante da crise, muitos brasileiros têm optado deixar o País. Os números de solicitações de vistos para Portugal, por exemplo, subiram cerca de 50% somente este ano, em comparação a 2016. Inclusive, os brasileiros são a principal comunidade estrangeira que reside em Portugal.
Considerando esses dados, entende-se porque o serviço de apostilamento de documento realizado diretamente em Cartório tem atingindo grandes números. Em apenas um ano de vigor, o Brasil já realizou mais de 1 milhão de legalizações de documentos.
Fique por dentro do apostilamento
O apostilamento nada mais é que a legalização de documentos brasileiros para uso no exterior ou de documentos estrangeiros para uso no Brasil. Esse serviço pode ser realizado diretamente em Cartório de Notas desde 15 de agosto de 2016, de forma ágil e prática.
Antes, o processo de legalização de documentos era realizado de forma burocrática, já que só podia ser feito nos postos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) presentes apenas nas capitais de cada Estado.
O serviço em Cartório foi liberado no Brasil, após o País ter assinado o tratado da Convenção da Apostila da Haia, que hoje conta com um total de 112 países signatários.
Documentos que podem ser apostilados
Os documentos que podem ser apostilados são aqueles considerados atos públicos, segue alguns deles:
- Atas notariais;
- Documentos administrativos;
- Documentos provenientes de uma autoridade ou de um funcionário dependente de qualquer jurisdição do país, compreendidos os provenientes do Ministério Público, de um escrivão de direito ou de um oficial de diligências;
- Declarações oficiais tais como menções de registo, vistos para data determinada e reconhecimento de assinatura, inseridos em atos de natureza privada.
Para obter mais informações sobre esse serviço, consulte-nos!
Autor
O cartório
Categoria
Notícia
Data
14 • Set • 2017