O documento, escrito pelo próprio testador ou por pessoa designada, só terá validade após autenticação do tabelião de Notas
Testamento é o documento utilizado por uma pessoa que deseja determinar o destino dos seus bens após a morte, ou seja, serve para pacificar a sucessão ou para que o testador disponha de seu patrimônio a favor de outras pessoas que não sejam os seus herdeiros legais. Para ter validade jurídica, o documento precisa ser lavrado em Cartório de Notas.
Existem alguns tipos de testamento, entre eles, o cerrado. Nessa modalidade, o documento é escrito pelo testador e levado ao tabelião para que ele o aprove perante duas testemunhas. O notário não tem acesso ao conteúdo do documento e apenas lavra, lacra e costura o documento. Em caso de perda ou rompimento do lacre, ele não poderá ser cumprido, uma vez que não fica arquivado nos livros do tabelião nem no Registro Central de Testamentos (RCTO).
No testamento, além de destinar os bens, o cidadão também pode fazer o reconhecimento de paternidade. Em caso de dúvidas, fale com a gente.